A Antiga Dubai

O Primeiro contato foi rápido, mas nem por isso passou despercebido.

Cheguei em Dubai bem de noite e passar, mesmo que rápido de carro, no caminho para Abu Dhabi e ver todas as suas luzes, construções e imponência, chama muito a atenção.

Meu primeiro sentimento? Tristeza.
Mas eu explico.
Encantada por saber que um país que a 40 anos atrás era apenas um monte de terra de deserto (vulgo imprópria) e com sua força de vontade, dedicação e principalmente HONESTIDADE, cresceu, prosperou e se tornou uma das cidades mais ricas e luxuosas do mundo.
Dai vem a tristeza, de lembrar que venho de um país como o Brasil, onde todos querem levar vantagem em cima dos outros, principalmente os políticos em cima do povo. Que não usam os trilhões em impostos arrecadados para investir em educação e consequentemente melhorias para o povo, que escondem que podem fazer melhorias e inventam mentiras em busca de votos e só querem usar nosso dinheiro para benefício próprio e para ficar enganando a gente com bunda e carnaval e que “estamos na merda, mas somos um povo feliz” – Bullshit!!

Ai, desculpe o momento revolta, mas quando a gente vê o que é possível ser feito com força de vontade, o sentimento de revolta cresce grande dentro da gente!

Mas enfim, vamos falar de coisa importante, vamos falar de LUXO! Vamos falar de Dubai!!!

Tudo bem que neste post falarei da parte Antiga, mas mesmo na simplicidade da parte antiga, o luxo está nos ouros, nos tecidos, na limpeza, na segurança, nas construções em volta, em tudo!!!

Fui de tarde para Dubai e no fim do dia fui fazer a parte antiga da cidade, onde você vê as raízes, como tudo começou, como Dubai era de verdade.

Primeiro peguei o metro e fui até o Creek. O metro já é um show a parte, tem até o que seria uma “First Class”. Você paga pouquinho (pouco mesmo) a mais e vai de Gold Class, nada extremamente especial, mas as cadeiras são maiores, mais espaçosas e tende a ter bem menos gente nessa parte, o que garante um bom conforto. As estações então, lindas! Tudo extremamente novo e limpo e algumas estações tem uma decoração especial – Fantástico!!

Estação Metro


Chegando no Creek, até tem uns passeios de barco com jantares, barcos maiores e mais caros, mas achei desnecessário. A parte legal é pegar umas barquinhas beeeeem simples, a 1 Dirhan e ele te leva até o outro lado da margem.



No barquinho atravessando o Creek

Chegando lá estão os famosos Souks, que são os mercados populares bem típicos e vai correndo ruelas e mais ruelas cheios de cores, cheiros e texturas.
É tudo meio junto, você está em um, de repente está em outro, mas basicamente os souks que tem são de Ouro, Especiarias, Tecidos e Perfumes.

O Soulk de Ouro é fantástico!!
Uma lojinha do lado da outra repleta de muuuuuito ouro!!! As vitrines você vê mas não acredita é uma imensidão de colares, brincos, pulseiras, cada um maior que o outro, com muuuuitos detalhes, muito grandes, meu deus é muito tudo!!!!

Nesse Souk também fica exposto o Maior Anel de Ouro do Mundo.

E pechinche!!!! No final acabei achando o preço do ouro caro, mas eles te passam um valor, já esperando uma negociação, dá para insistir beeem, mas como é ouro, também tem uma hora que não dá mais para chorar que não tem negócio.

Maior Anel de Ouro do Mundo



Só peças básicas. Reparem nessa do meio que delicada

O Souk de Especiarias é também maravilhoso!!
Tem imensas sacas, ou compartimentos de tudo que você pensar, desde índigo para tingir Jeans até camarão seco. Fora as pimentas, curry, baunilha, canelas, folhas para chás e uma imensidade de outras coisas que nem sei para que que serve tudo.

No Souk de Tecidos, tem Pashminas, Cashmeres, Bordados, detalhes, cores, loucura!!!!

Sinceramente, achei que iria encontrar esses maravilhosos tecidos a preço de banana, ou pelo menos conseguir pechinchar bem, mas também encontrei preços mais salgados que gostaria, mesmo pechinchando. Muito!

A parte boa é que pelo menos não acabei comprando milhões de coisas que depois não sei o que fazer. Comprei coisas que realmente achei muuuuuito bonitas, foram duas cashmeres uma rosa e uma esverdeada, mas os tons meio puxados para o metalizado… é difícil de explicar mas a cor é maravilhosa (com ctz no inverno por aqui terei chance de usar) e também uma vinho de lã, inteira bordada que é uma preciosidade!!!

No Souk de Perfume é bem menor e menos significativo e também não curti o cheiro, mas é legal eles misturando os líquidos, essências e fazendo novos ou imitando antigos perfumes.

O mais legal desses souks é a insistência dos vendedores.

Você está passando pela rua e eles já começam a meio que te puxar para dentro das lojas e mostrar tudo, e colocar as coisas em cima de você.

No de especiarias, estava começando a andar e o vendedor começou a mostrar item por item, para eu sentir, para eu cheirar, para entrar na loja, mostrou coisa por coisa, fiquei até mal de não levar nada. Acabei comprando um pouquinho de baunilha, mas aprendi a não me importar em dar uma de metida e passar fingindo que nem está escutando eles falarem.
Se você passa meio olhando uma loja, meu deus, eles praticamente te puxam para dentro.

Ah! Teve uma loja que a situação toda foi engraçadíssima!!

Vi um vestido e achei lindo. Entrei para perguntar o preço. O vendedor não me fala preço, ele simplesmente pega um vestido, me mostra, poem em mim, me mostra no espelho, me mostra outros vestidos, dai enquanto estava lá dentro gostei de outro. Ele vai, me ajuda a tirar o que estou (pus por cima da roupa), poem o outro em mim, me arruma, pergunta se eu tenho máquina, tira foto, pede para tirar foto com ele, poem pashminas que combinam junto, me arruma, tira mais foto, faz graça, pergunta da minha vida, se sou casada, digo que sim, pergunta quantos filhos eu tenho, falo que não tenho nenhum, fica preocupado pq eu não tenho filhos ou quando vou ter, pq ainda não tenho, etc etc, dai vai me aparece com uma roupa de odalisca, ajuda a colocar em mim, me produz toda, tira foto, fica todo se achando meu bff… enfim o cara grudou, mas foi muito engraçado!
Aliás grudou de tal maneira que além de ele mesmo pedir para sair nas fotos comigo, quando sai da loja e tava negociando um camelo de pelúcia na frente, ele já chegou falando que eu eu era amiga dele, que era para o vendedor fazer pelo preço que eu tava pedindo, etc, etc…

Quando em qualquer desses lugares chega a hora da crucial pergunta “How much?”, sempre escuto “Quantas peças”. Pq lógico, quanto mais peças, talvez maior você consiga pechinchar, mas é ruim você não tem a referencia nem de uma, imagina de mais peças.

Segue algumas fotos legais dos Souks:




Abayas com detalhes, para não ficar só no preto…



Traje de Odalisca com o vendedor mais figura que já conheci!!!!

Nisso já está bem de noite, estou exausta, um calor absurdo, resolvi voltar, pegar o rumo no barquinho de volta, depois metro (lindooo) até o hotel.


Ia falar sobre a parte nova de Dubai nesse post, mas vi que o post ficou gigante e tem mais um moooonte de coisas para contar.
E como estou aqui do outro lado, já é bem tarde e passou da hora de eu dormir.

Vou deixar para o próximo.

Beijos a todos!!!!

PS: Comentem!!! Quero saber o que estão achando, se estão gostando!!! bjs

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Laura
    jul 03, 2012 @ 15:32:25

    Muito bom! Ficou bem de odalisca, André ia amar….
    Estou adorando, ainda mais pq agora tb vou conhecer este lugar tão peculiar, vc colocou mel em meus olhos.
    Beijos

    Responder

    • tathybold
      jul 03, 2012 @ 15:35:00

      Mas se programe e vá para Abu Dhabi também e separe mais dias para fazer coisas mais típicas e conhecer mais a fundo os lugares legais e luxuosos que passei só rápidinho!!!!
      Vocês aproveitaram bem mais!!!!
      Ah! E podia aproveitar o tempo e dar um pulinho aqui tbm né???? bjo mae!!!!

      Responder

  2. maria cristina
    jul 05, 2012 @ 23:34:07

    acho q aprendi hj a comentar ..rsrs fotos lindas e lugares lindos…vc ta um show vestida de odalisca !! bjss mil minha flor…aproveita bastante.

    Responder

  3. Lívia FM
    jul 06, 2012 @ 18:27:28

    Ri muito do vendedor…rs…realmente a gente se sente até mal de não levar nada, né? Eles são especialistas em vender…my God..ou melhor..my Alá! rs

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: